sexta-feira, 25 de outubro de 2013

MAIOR MURAL DE SURF DO MUNDO JA PINTADO

Hilton Alves pinta o maior mural de surfe do Mundo no Havaí

O ARTISTA PLÁSTICO BRASILEIRO PINTA O MAIOR MURAL DE SURFE DO MUNDO NO HAVAÍ
HILTON ALVES VAI EXPOR UMA ONDA TUBULAR DA FAMOSA PRAIA DE PIPELINE EM TAMANHO REAL. PROJETO QUER SE EXPANDIR PELOS CINCO CONTINENTES.





MAS ANTES DE CONTINUARMOS A FALAR DO ARTISTA HILTON ALVES VAMOS DESCREVER UMA PEQUENA HISTORIA DO SUP (STAND UP PADDLE) PARA VOCÊ ENTENDER COMO ELE CHEGOU A CONQUISTAR O HAVAÍ ...



A história do Stand Up Paddle mais conhecido como SUP que começou a ser praticado no Havaí no início do Séc. XX, quando alguns nativos usavam as grandes pranchas de madeira para se locomover pelas ilhas havaianas carregando mantimentos e objetos com auxílio de um remo. Existem outros relatos de que alguns nativos também já praticavam o SUP, com o objetivo de manter a forma e melhorar alguns atributos físicos. O Stand Up Paddle começou a tomar forma pelas mãos de lendas como Duke Kahanamoku e seus Wakiki Beachboys. Com a evolução do esporte ao longo dos anos, as pranchas foram ficando mais leves e adaptadas para se praticar o Paddle Surf. Apesar de ser uma das modalidades do Surf mais antigas do mundo, o Stand Up Paddle teve seu ''renascimento'' no início deste século, quando os havaianos Laird Hamilton e Dave Kalama passaram a praticar e divulgar o esporte. No Brasil o SUP a historia se dividem em duas hipóteses, deu-se inicio no Rio de Janeiro mas é em Santos que se tem o maior números de imagens e arquivadas sobre o poder do Lendário Surfista Osmar Gonçalves, por volta do ano 2000 o SUP começo a virar febre aqui na terra do futebol, especialmente no Guarujá com Hilton Alves além de atleta de Stand Up Paddle e artista oficial do Stand Up Paddle World Tour - 2010 - 2011 e 2012,
Que foi para Oahu em 2007 para competir no Dukes Ocean Fest em Waikiki, na época em que as únicas provas de longa distância no SUP eram realizadas no Havaí. Após o evento, ele pintou um mural na escola de Waialua(norte da ilha) e viu que a comunidade havaiana aceitou bem o meu trabalho e eu resolveu ficar, hoje o artista mora em Kahuku com sua esposa Jessica e sempre que pode desliza pelas ondas e aguas abrigadas do Oceano Pacífico com sua prancha de Stand Up Paddle.


Conhecido como o local das ondas perfeitas, o Havaí terá seus grandes tubos visíveis não só dentro do imenso oceano pacífico, que cerca o arquipélago americano, mas também em um enorme muro na ilha de Oahu no Condado de Honolulu. O responsável por expor o colírio de qualquer surfista será um brasileiro.
Hilton Alves, de 33 anos, mora na região desde 2007 e já expôs sua arte nas paredes de escolas públicas. Natural do Guarujá, o artista plástico começará neste sábado seu novo projeto de "101 murais ao redor do mundo" ao pintar uma imagem típica do Havaí, em tamanho real, em um espaço de 200 metros de largura, equivalente a um prédio de cinco andares
- Vou retratar uma cena típica do Havaí, com uma enorme onda quebrando em Pipeline e pessoas assistindo da areia. Tudo em tamanho real - contou Hilton.
Sua paixão pela pintura começou quando trabalhava em uma loja do ramo.
- Sempre tive este dom de desenhar, mas minha paixão era mesmo surfar. Quando trabalhava numa loja de surfe, um cliente, que sempre me via desenhando, me presenteou com algumas telas, tintas e pincéis. E, sozinho, comecei a pintar e vi que poderia alcançar vários sonhos, por intermédio da arte.